Home
pastoral

Pastorais

Pequeninos do Senhor

A pastoral pequeninos do Senhor atende crianças de 3 a 7 anos todos os domingos na missa das 10:00 na paróquia Nossa Senhora do Brasil. Enquanto os pais participam da missa as crianças na faixa etária acima mencionada, estão também vivenciando a liturgia de maneira lúdica, brincadeiras, encenações, músicas, desenhos e muitas outras atividades são utilizadas pelos membros desta pastoral. A pastoral é dividida em 5 grupos obedecendo uma escala pré estabelecida, por cada líder de cada uma dessas 5 equipes. A reunião com todos os membros acontece a cada 3 meses, sábado (a confirmar as datas) normalmente das 14:00 às 15:00 no salão paroquial.

Pastoral do Dizimo

Dimensões do Dízimo As dimensões do dízimo são os elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser. O documento nos fala de quatro dimensões: religiosa, caritativa, eclesial, missionária. Dimensão religiosa é a relação que o dízimo estabelece entre a criatura e o Criador. É um ato de reconhecimento, de gratidão para com Deus, um gesto de amor e de fidelidade ao doador de todos os bens. Por isto afirmamos que o dízimo nos coloca no coração de Deus. Dimensão eclesial, significa que o dízimo expressa a nossa pertença à igreja. A igreja é a família dos filhos de Deus. Nela fomos inseridos pelo batismo. A igreja nos pertence, nós fazemos parte da igreja, especificamente da comunidade da qual participamos e onde vivemos a nossa fé. A dimensão caritativa nos lembra que todo cristão é chamado a viver o amor para com os irmãos, amor que se expressa também através de gestos de partilha. O dízimo é partilha dos dons e dos bens. A dimensão missionária significa que através do dízimo, o cristão participa da ação evangelizadora da igreja. A evangelização é dever de todo cristão e a contribuição do dízimo ajuda a igreja a realizar a sua missão. Por estas dimensões podemos afirmar que o dízimo nos coloca no coração de Deus, no coração da Igreja e no coração do Evangelho, que tem como centro o amor feito não apenas dos bons sentimentos, mas de obras de caridade. Carisma: Dízimo, que é uma contrituição motivada pela fé, os fiéis vivenciam a comunhão, a participação e a corresponsabilidade na evangelização. É uma contribuição sistemática e periódica. Dimensões do Dízimo: Religiosa, Missionária, Eclesial e Caritativa. Reunião: à definir (trimestral)

CEM - COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS

Não é um serviço novo na igreja. Em nossa Diocese já existe há 25 anos com o nome de Rede de Comunidades e que a partir deste ano de 2023 passa por ressignificação das práticas anteriores e pede uma igreja em saída missionária rumo as periferias existenciais e territoriais com subsídios próprios preparados por uma equipe diocesana “Revista Igreja em Rede” com encontros semanais e Missas mensais nas casas em setores organizados na paróquia. Reunião Mensal: Primeiro sábado do Mês às 16:30 hrs no salão paroquial

Pastoral do Batismo

Responsáveis: Jeam Adriano Rogoni – coordenador, (17) 99743.6773 Carla Andrea da Silva – vice-coordenadora Jesus assim ordenou: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis ianua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão. “Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo” - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra. A Pastoral do Batismo na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, oferece a Preparação para O Batismo em dois formatos: • encontros que acontecem na própria Paróquia, onde pais e padrinhos são preparados para que a criança possa receber o Santo Batismo, conforme os desígnios da Santa Igreja; ou • encontros que podem ser realizados na residência dos pais; neste caso, somente os pais podem solicitar e participar; os agentes da Pastoral do Batismo fazem a Preparação diretamente na residência dos pais, em nove encontros, com a finalidade de prepará-los para receber mais uma vida em casa. Outro servir da Pastoral do Batismo é o apoio na Celebração do Batismo, ajudando tanto o Padre celebrante quanto os participantes (pais, padrinhos, convidados etc.). Também existem Batismos de adultos. Nesse caso, estamos a disposição para ajudar àquele que procura o Batismo a seguir seu caminho rumo a este Sacramento de iniciação á vida Católica. Fonte: Catecismo da Igreja Católica (CIC, 1213).

Pastoral da Acolhida

Acolhida do povo na porta e entrada no clima celebrativo ! Acolhida fraterna dos irmãos na comunidade Nossa senhora do Brasil inicia se na porta de entrada dando- lhes as Boas Vindas no limiar da casa da comunidade. Trata-se de um elemento rico de simbolismo e expressão. Acolher os fiéis na porta significa, em primeiro lugar, reconhecer o valor de cada um, manifestando que todos, sem exceção, são importantes diante de Deus e da Igreja. Em segundo lugar, representa em nível espacial o conceito teológico de que, para a celebração da assembleia litúrgica, é sempre Deus quem convoca o povo, sendo Cristo aquele que acolhe e se une aos fi para, com eles, elevar ao Pai o seu supremo culto ofertório. Quem acolhe os irmãos na porta da Igreja, realiza um ministério importantíssimo. Assim, quando acolhermos o irmão para a celebração, estamos sendo nada mais que o instrumentos do Cristo, o verdadeiro acolhedor. Além do mais, receber os fiéis na porta do edifício de culto, além de denotar boa educação (sempre recebemos quem nos visitam à porta), pode constituir-se em ocasião para manifestar a alegria pela a presença do irmão.

Pastoral do Empreendedor

O que é a Pastoral do Empreendedor? A Pastoral do Empreendedor (PE) é uma pastoral da Igreja Católica, com uma missão específica: cuidar pastoralmente dos empreendedores. Sabemos que eles frequentam as missas, porem muitos se encontram perdidos, e devido a isso, nasce a Pastoral do Empreendedor, um lugar de acolhida e vivência da Palavra de Deus, com linguagem e dinâmica próprias do mundo do empreendedorismo. A PE é diferente de uma associação de empreendedores católicos ou algo parecido, ela está ligada diretamente à paróquia e à diocese, como todas as outras pastorais, onde o modelo é o Bom Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo. O que faz a Pastoral do Empreendedor? Evangelização entre os empreendedores. Proclama-se a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio de uma linguagem apropriada, extraindo dos textos sagrados luzes e exemplos que possam iluminar o dia a dia dos negócios. Sabemos que a Palavra de Deus é rica em fatos, orações, histórias, parábolas e instruções que bem interpretadas se tornam recursos de sabedoria para o empreendedor nos seus momentos de decisão. . A Pastoral, também, fomenta no empreendedor a espiritualidade, ensinando-o a orar com os acontecimentos do cotidiano e ter uma postura de fé diante dos obstáculos. Para isso, realizam-se missas com homilias e orações direcionadas aos empreendedores, bem como retiros de finais de semana e reuniões semanais com estudos da Palavra e temas de empreendedorismo.

Vicentinos

As Conferências de São Vicente de Paulo foram fundadas por Frederico Ozanam. Seu principal objetivo é a assistência e promoção da pessoa humana, sobretudo aos mais pobres e excluídos da sociedade, através de visitas domiciliares e acompanhamento personalizado dado a cada pessoa e/ou família.

EJOCRI

EJOCRI – é um serviço voltado à evangelização e ao despertar dos jovens para a vida de comunidade. Teve início na Paróquia em 2017 e desde então realiza encontros anuais e reuniões semanais (aos sábados, das 17h as 18h) abertas ao público jovem. O próximo encontro anual acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2023 ### Casais dirigentes adultos: Angela e Diego - (17) 99105-3603 Carol e Rogério - (17) 99618-4321 Mara e Danilo - (17) 99718-5484 Patrícia e Nilson - (17)98200-0193 Vanessa e Alex - (17) 99159-5427

123